Estudo diz que mensagens de texto são mais sinceras que conversas

Se você faz o tipo que gosta de conversar frente a frente com uma pessoa esperando mais sinceridade por parte dela,fique sabendo que por mais que uma conversa ao vivo pareça mais autêntica do que pequenos caracteres trocados numa conversa por SMS, as pessoas são mais sinceras nas mensagens de texto, segundo um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, publicado no Technolog.


Em questões mais pessoais, a resposta imediata de uma conversa ao vivo pode não ser muito sincera. Já nas mensagens de texto, com a possibilidade de pensar bem antes de enviar, a resposta é mais sincera.
Os nossos resultados preliminares sugerem que as pessoas preferem dizer informações mais delicadas via mensagens de texto do que em conversas de voz, escreveram os investigadores. Eles acreditam que o tempo para pensar antes de enviar uma mensagem faz com que a pressão pela resposta diminua, o que as torna mais sinceras.
Os especialistas admitem que o resultado é surpreendente, e que achavam que utilizadores temiam revelar informações delicadas em mensagens, já que um registo do que foi dito poderia ser lido por outras pessoas.
Eles também apontam a distância da outra pessoa através da mensagem como uma forma de incentivo do uso delas para revelar informações. Segundo os investigadores, quando se está com outra pessoa ao vivo ou mesmo por telefone, a reacção dela à resposta é imediata, e isso não ocorre nas mensagens.